Falamos tanto e dizemos tão pouco
A espécie humana é a única que detém o poder da fala. Mas estamos tão habituados com esta habilidade, que já não conseguimos nem sequer reconhecê-la como um milagre. Nossas falas são constituídas por palavras, palavras estas que sempre provocam uma reação em quem as ouve. Palavras nada mais são do que sementes! E, cá entre nós, não existe semente neutra. A própria bíblia diz: “A morte e a vida estão no poder da língua”. (Provérbios 18:21). Infelizmente fazemos uso deste milagre de maneira errada: falamos, falamos, falamos e dizemos tão pouco!
Falamos para aliviar as tensões quando algo nos incomoda, falamos para extravasar nossa euforia quando estamos felizes, falamos para conquistar aceitação das pessoas quando estamos carentes, falamos para nos auto afirmar e mostrar aos outros que temos opinião e personalidade. Falamos para preencher os hiatos do não diálogo. Falamos porque estamos condicionados a pensar que é através da nossa fala que vamos convencer o outro a fazer aquilo que achamos certo, enfim, falamos sobretudo porque falar VICIA!!!

A pessoa que fala compulsivamente e que não consegue resistir ao vício de falar, mostra que não tem um espírito calmo e tranquilo. Não adianta se esforçar para falar menos se o seu coração continuar agitado e sendo levado de um lado para o outro pelas ondas das emoções e circunstâncias. “Seja porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.” (1 Pedro 3:3,4).
A mulher que é verdadeiramente bela faz jus ao investimento que dedica à sua beleza externa através de sua conduta: Ela é discreta, polida, delicada e se porta honrosamente. Doçura e serenidade fazem parte do seu DNA. Ela tem um espírito manso e gentil, é pacificadora, elegante no falar, possui um efeito calmante tão poderoso em sua personalidade que é capaz transformar a atmosfera de seu lar, sempre corrige seus filhos com amor, pois suas palavras de sabedoria são temperadas com mel.
Deus nos Deu uma mente poderosa, munida de potencial criativo, imaginativo e estratégico. Deveríamos fazer uso disso e então veríamos o quanto nossas palavras são dispensáveis e o quanto deveríamos falar menos e melhor. “Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem” (Mateus 15:11)
Vejamos o que a bíblia diz sobre o assunto:
“Quem guarda a sua boca, guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.” (Pv13:3) “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.” (Pv 10:19)
“Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento.” (Pv 21:23)
“Quem ama a discussão ama o pecado.” (Pv 17:19)
“Quem tem conhecimento é comedido no falar e quem tem entendimento é de espírito sereno.” (Pv 17:27)
“O tolo tem prazer em expressar seus pensamentos e emitir sua opinião.” (Pv 18:2)
“As palavras do tolo provocam brigas.” (Pv 18:6)
“O coração do sábio ensina sua boca.” (Pv 16:23)
“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar sua língua do que conquistar uma cidade.” (Pv 16:23)
“Quem se expressa com elegância será amigo de rei.” (Pv 22:11)
“Com muita paciência pode-se convencer a autoridade e a língua branda quebra até os ossos.” (Pv 25:15)
“O homem que tem entendimento refreia sua língua.” (Pv 11:12)
“Quem muito fala trai a confidência.” (Pv 11:13)
“O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto.” (Pv 12:16)
“A língua dos sábios traz cura.” (Pv 12:18)
“O homem prudente não alardeia seu conhecimento.” (Pv 12:23)
Frases interessantes sobre o assunto:
“Nossa vida seria bem mais longa e rica se despendêssemos a maior parte dela na tranquilidade silenciosa de ouvir pensativamente.”
“Não fale demais, não conte detalhes, não satisfaça a curiosidade alheia. A imaginação dos outros já é difamatória o suficiente.”
“Não fales bem de ti aos outros, pois não os convencerás. Também não fales mal, pois te julgarão pior do que és.”
“Dê a todas as pessoas os seus ouvidos, mas a poucas a sua voz.”
“Se quer que as pessoas te respeitem, cultive o tom baixo de voz.”
“Se fores paciente num momento de ira, escaparás à cem dias de tristeza.” (Provérbio Chinês).
“O tom de voz e a maneira como se fala impressionam muito mais do que aquilo que se fala.”
0 Comments:
Post a Comment
<< Home