Monday, December 12, 2011

Você sabe o que é um Onsen?


O que é um Onsen?
Onsen é o termo japonês para definir águas termais. Aqui no Japão existe uma infinidade de “casas de banho” com águas termais (beeeem quentinhas, por volta de 40◦C) nas quais as pessoas se banham totalmente nuas. No Japão os Onsens costumam ser separados pelo sexo, mas existem os mistos também. A primeira vez que me convidaram pra ir em um, eu não aceitei. Receosa eu pensava: “Como é que esse povo tem coragem de ficar pelado no meio de um monte de gente que eles nunca viram na vida?” Mas acredite ou não, aqui no Japão isso é SUPER normal.

Receosa, porém curiosa
Apesar de todo meu receio, eu continuava curiosa sobre o assunto. Afinal, vir pro Japão e não ir num Onsen é quase como ir à Paris e não visitar a Torre Eiffel. Era verdade que eu e meu marido queríamos muito ir em um Onsen, mas o detalhe é que não queríamos ficar sem roupa de banho... uma bela contradição. hunf. Sensibilizado com meu beicinho, meu marido prometeu que encontraria um Onsen no qual pudéssemos inaugurar a sunguinha dele e o meu biquíni. Pra alguns, tarefa árdua, para outros, impossível. Mas acreditem ou não: ele ACHOU.

Hakone
O tal lugar ficava em Hakone, mas antes de irmos pra lá aproveitamos para dar uma passada no castelo de Odawara, andar de teleférico, depois de navio e comer um ovo fedorento muito famoso naquelas regiões vulcânicas. Pra quem não sabe, Hakone é o lugar mais famoso do Japão quando se trata de Onsens.

De biquíni num Onsen?
Siiiim. Esse Onsen que encontramos, permitia a entrada com roupas de banho! Era uma mistura de Spa+Parque Aquático+Onsen!!! O nome dele é YUNESSUN. Confesso que fiquei maravilhada com a beleza e a infra-estrutura do lugar. O que eu mais gostei no Yunessun é que ele é um parque todo temático. Além de todas as piscinas serem absurdamente quentes, elas são todas coloridas e aromatizadas! As que eu mais gostei foram as de vinho (piscina vermelha) e o-chá (piscina verde). Mas também tinha piscina de café (com cheirinho e cor de café), iogurte, saquê (essa era fedorenta, tinha cheiro de cachaça), chocolate, etc. Sem dúvida, esse foi um dos melhores passeios que eu fiz na vida.

Mori no Yu
No final do passeio eu e meu marido tomamos coragem para visitar a parte tradicional do Onsen, ou seja, a parte onde todo mundo se banhava nú. Era inclusive em outro andar daquele complexo, chamado de Mori no Yu. Combinamos um ponto de encontro e lá foi cada um pro seu lado (eu no Onsen feminino e ele no masculino). No começo fui andando bem devagar, um pouco ofegante e cheia de cautela. A atmosfera do Mori no Yu era escura e cheia de vapor. Tudo bem que às vezes eu me assustava com alguns “black powers” vindo em minha direção (fala sério, essas japas não se depilam não, é?!?!), mas tirando isso, tudo transcorreu na mais pura e perfeita ordem. O mais legal é que você só pode se banhar na águas sagradas de um Onsen depois de se lavar bem lavadinha do lado de fora. Para isso, eles disponibilizam uma área muito fofa com shampoos, condicionadores e sabonetes onde você pode se esbaldar e ver milhares de mulheres sentadas num banquinho enquanto se lavam pra entrar nos Onsens.

Perdi a vergonha

Hoje em dia, ir em em Onsens passou a ser um dos meus programas favoritos! Tem Onsen em tudo quanto é lugar aqui no Japão, que nem boteco no Brasil. O mais incrível é que até hoje eu não vi nenhum que não fosse lindo, até mesmo os mais baratos! É impressionante como a gente se sente bem nessas casas de banho, ninguém fica te olhando e você fica super à vontade. Aliás, nesse sentido, os japoneses são especialistas em não constranger o próximo. Existe um clima de respeito absoluto, quase um código de conduta - que ninguém precisa nos ensinar para compreendermos - pois o foco é o relaxamento.

Botão desliga
Quando vou em um Onsen, me sinto transportada para uma dimensão onírica. É como se eu me desligasse do planeta terra. Parece que estou num mundo etéreo de águas quentes com pedras, muito vapor e ninfas borradas passando pra lá e pra cá. Borradas porque além do vapor, também existe a minha miopia...rs! A temperatura da água é tão alta que não demora muito pra sua pressão cair, daí você começa a se sentir beeeeem lesado. Não dá nem pra conversar direito, tamanha a moleza que dá!!! E mesmo depois de sair, esse efeito demora um pouco a passar... dizem que é meio perigoso a pressão cair demais, enfim, só sei que quando minha família vier ao Japão, vou obrigá-los a ir num Onsen comigo! É imperdoável alguém vir ao Japão e não se permitir a este tipo de experiência. E quem resiste, não sabe o que está perdendo!!!!

Abaixo algumas fotos de Onsens:

Os macaquinhos fazem a maior festa!!!

1 Comments:

Blogger Daniela Beck said...

Monique, que lugar MAIS lindo. Eu acho que nunca vi um lugar tao lindo. Eu nunca tinha ouvido falar de Onsens e parece tao interessante, relaxante, e meditativo. Quero mto ter a oportunidade de poder visitar o Japao e ir em um.
Palavras nao sao suficientes para agradecer o seu comentario no meu blog recentemente :) Muito muito obrigada pelas palavras de conforto e afeto. Apesar da distancia, eu tenho um amor e amizade mto grande por voce, e penso mto em vc! Obrigada por ser minha amiga!

1:12 am  

Post a Comment

<< Home