Tuesday, May 17, 2011

Delírios de consumo no Japão

Este é um assunto totalmente à parte pois trata-se de um país de primeiro mundo que já vive no topo do topo, da Pirâmide de Maslow. Isso significa que aqui no Japão ninguém precisa se preocupar com o básico ou somente com o necessário pois isso todo mundo já tem. Até as pessoas menos abastadas conseguem viver com dignidade. Mas e aí? O que sobra então quando as pessoas não precisam lutar para sobreviver e recorrer à escapismos para deixar seus dias mais suportáveis? Bom, quando esse tipo de coisa acontece as pessoas costumam se voltar para as aspirações da alma e, uma das coisas que faz parte da natureza e da alma humana, é buscar beleza em tudo. E acreditem, tudo aqui no Japão é super bonito e fofinho! Até as comidas...

Necessidade de beleza
Se alguém diz que a aparência não é importante, essa pessoa está enganada. Nossos olhos gostam sim de se deixar invadir e banhar pela beleza. Quem nunca se deixou embriagar pela beleza de um pôr-do-sol, de um mar cristalino ou de uma bela construção? Que casa bem arrumada, decorada e perfumada não tem o poder de regenerar o humor ou amenizar os nervos da executiva mais estressada? Ou quem nunca dormiu sonhando com a roupa perfeita para o tão esperado encontro ou festa? Pois é, exemplos nunca faltam! A necessidade de beleza é legítima e intrínseca à natureza humana.
Deus nos fez assim, à sua imagem e semelhança. Basta olhar pra natureza e comprovar quão caprichosas e meticulosas são as mãos do Criador. Poetas, fotógrafos, arquitetos e todo o tipo de gente que mexe de forma direta ou indireta com arte, sempre andaram e ainda andam inebriados, vendo beleza em tudo, até nas coisas mais banais. E vai dizer se eles não conseguem deixar o nosso mundo mais bonito?!

As vitrines nipônicas
Eu mesma já perdi as contas de quantas vezes tropecei, bati a cabeça ou ouvi o marido berrar meu nome no meio da multidão - enquanto eu pasmava delirando em frente a alguma vitrine - Aaaah... como todas são lindas: sejam elas de roupas, pães, docinhos ou bugigangas. Até as mais pobrinhas dão um show em qualquer vitrine da Oscar Freire ou Oxford street. Penso com meus humildes botões se até mesmo o venerado Buda não daria pelo menos um suspiro reticente pelos encantos consumistas daqui.

Confesso que, apesar de profunda admiradora dos pensamentos estóicos do Sêneca (meu filósofo preferido), fico entre a cruz e a espada toda vez que vejo uma vitrine nipônica, principalmente quando trata-se de uma loja de roupa... dá vontade de tacar fogo no seu guarda-roupa todinho e comprar tudo de novo. Tô falando sério! E olha, que é bem difícil alguma coisa me "pegar de jeito" assim, mas as vitrines daqui no Japão mexem com meus instintos mais primitivos. No começo eu não entendia bem o motivo, mas agora eu já descobri. Quer saber qual é? Então leia o tópico abaixo =P

Jeitinho Kawaii
As vitrines do Japão têm um apelo totalmente diferente das vitrines do Brasil. É este o motivo do meu encanto!!! Aqui no Japão o esforço que as mulheres dedicam para se tornarem femininas, delicadas, “girlies”, meigas e “cutes” é proporcinal ao que as mulheres do Brasil fazem para serem gostosonas, sedutoras e poderosas (blergh). Aqui, a expressão máxima de beleza é ter um jeitinho de menina com ares de sobriedade e candura. Prova disso, é que a maior parte das meninas aqui usa e abusa de saias (a maioria micro-saia, não gosto!), vestidos, rendas, laços e babados (claro que existem bizarrices e excessos, mas não quero falar deles agora, com certeza renderão um texto exclusivo, rs). Não preciso nem falar que é bem difícil de se ver uma mulher usando calça ou tênis aqui.

Gyaru Style
Pode até não parecer, mas cada tipo de look que se vê nas ruas do Japão sempre fazem parte de uma “tribo”ou estilo específico, nenhum deles é aleatório. Como falei, moda é assunto sério no Japão! Fiquei perplexa de saber que o meu gosto de roupa já possuía uma categoria/rótulo aqui. Tal espanto se deve ao fato de que sempre foi complicado encontrar roupas que me agradassem no Brasil, isso por que o estilo que me agrada “não vende” no Brasil mas faz o MAIOR sucesso no Japão (nunca imaginei isso, muita coincidência). O nome do estilo japonês que ao qual me refiro é o “Roma Gyaru” (“Roma”de “romantic”), também me agrada muito o "Retrô Gyaru". Ambos são sub-estilos do "Gyaru-kei". Enfim, existe uma infinidade de subdivisões do Gyaru Style, para saber um pouco mais os estilos vistos nas ruas do Japão, clique aqui.

2 Comments:

Anonymous Nana said...

A nossa vida no Nihon esta sendo maravilhosa, e sera melhor ainda em nome de Jesus.
Te amo, amor da minha vida. Seu Nana.

5:48 am  
Blogger Hélia said...

eu preciso ir pro Japao consumir...rsrs
acho que vou amar...

Inha

12:47 pm  

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