Friday, January 07, 2011

Convite à imprevisibilidade


Eu já não ligo quando as pessoas ficam fazendo julgamentos sobre mim ou sobre a minha forma de viver. Não preciso provar nada pra ninguém. Não faltam pessoas pra falar que eu não devia ter casado cedo, que eu devo estar endividada, que eu devo cortar meu cabelo, que eu não tenho vida social, etc, etc, etc, etc. O engraçado é que essas pessoas que se atrevem a me colocar debaixo de seus julgamentos implacáveis e superficiais são aquelas que menos me conhecem.

Levei alguns anos para tirar algumas conclusões, mas agora eu posso dizer que consegui mapear esse tipo de gente. 99,9% leva uma vida vazia, tão vazia quanto elas. A maioria são pessoas frustradas (elas não demonstram isso), sem auto-estima, que vivem secretamente insatisfeitas com a vida que têm (por isso adoram se exibir e ostentar) e não param de implicar, reclamar e criticar (fazem tudo isso com um sorriso cínico no rosto). São impiedosas em seus julgamentos, deformam a realidade e projetam nos outros toda a feiúra que existe dentro delas.

Elas não podem ver uma pessoa autêntica, de bem com a vida, sem crise, sem neura e sem nóia. Quando isso acontece, tentam provar por A+B que aquela pessoa não é feliz. Afinal, se ela não é, ninguém mais pode ser. E se não conseguem provar o que defendem, passam a inferiorizar e rebaixar > cutucar e provocar > caçoar e denegrir. E se nada disso funcionar, são capazes de caluniar e perseguir. Foi isso o que aconteceu com Jesus! Os fariseus não saíam do encalço dele tentando provar por A+B que o messias era uma farsa. Tentavam achar pêlo em ovo, colocando fermento e pimenta em cada comentário que faziam.

E quem sou eu, pobre mortal, para querer ser poupada de conviver com essa raça se o mesmo tipo de gente não largava do pé do Filho de Deus? Jesus nem se estressava! Com seu misto de amor e justiça, era sempre manso, assertivo e firme. Não deixava seus sentimentos inflamarem ao perceber a ambigüidade das perguntas capciosas que aqueles lobos em peles de ovelhas faziam, sempre babando por um descontrole mínimo.

Da mesma forma eu aprendi que o milagre da vida é não se deixar embrutecer pela crueldade do mundo. Conheço muitas pessoas que se deixaram deformar pelas vicissitudes da vida, pela impiedade dos outros. Hoje já não sorriem direito, perderam o brilho, o viço, a espontaneidade. Não conseguem mais acreditar nos outros, se entregar, amar e confiar. Estão escaldadas, contaminadas, envenenadas. Enxergam a alegria como uma ilusão passageira e a tristeza como uma realidade permanente.

Jesus nos chamou para sair da lógica desse mundo previsível e surpreender, causar impacto, sendo como flores em meio ao concreto, borboletas em meio às lagartas e rosas em meio aos espinhos.

“Ponha-me entre os leões e tigres, onde só exista crueldade. E verei se neles posso achar a piedade que não achei entre corações humanos.” (Inês de Castro - Os lusíadas)

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. (Mateus 10:16)

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

que lindo a novo layout...amei

11:28 am  
Anonymous Neylor said...

Muito bom o texto minha princesinha, amor da minha vida.

Como sempre, arrasando na escrita.
直ぐに、直ぐに、僕達は日本へ行くよ!

11:31 am  
Blogger Pr. Levi Libarino said...

Muito bom bb! É uma análise mais do que real dessa qualidade de pessoas. E adorei como terminou...parabéns!!

1:58 pm  
Anonymous Anonymous said...

Mozinhaa, fiquei maravilhada com seu texto, veio direto ao meu coração! Eu precisava ler isso. Amo vc!!! Bjus, ficarei torcendo por mais textos seus aqui... são como bálsamo pra mim! Sua miga Kayusca*

--

1:02 pm  
Blogger Daniela Beck said...

Oi Monique.. Amei seu texto. Voce escreve tao bem. Me bate umas saudades e saber q um dia eu escrevia bem tb hehehe agora meu portugues eh horrivel! eu concordo com tudo q vc falou, tem gente nesse mundo que nao tem nada pra fazer mas julgar outras pessoas, quando elas tambem tem falhas.
Beijos saudades...

4:00 pm  

Post a Comment

<< Home