Wednesday, March 11, 2009

Futuro Sombrio de um Progresso Ilusório

No limiar de um novo ano, é bom refletir para onde vamos. O futuro virá como resultado das escolhas presentes. Não adianta fazer votos de um ano cheio de paz e prosperidade se insistirmos nos erros que produziram os desastres atuais. Caso não aconteçam mudanças radicais nas políticas e governos de toda a comunidade internacional, o meio ambiente vai se deteriorar. Não é preciso conhecimento científico para perceber que o derretimento das calotas polares, fruto do aquecimento global, devastará o mundo em curtíssimo prazo. Se a indústria não mudar para novas fontes energéticas, que não poluam tanto quanto a queima de petróleo, logo cidades praianas serão inundadas pelas marés. O Brasil tornou-se um dos maiores poluidores do planeta com as queimadas da Amazônia. Nosso crime ambiental é duplamente qualificado, pois, além de dizimar a mais rica biodiversidade, compromete a saúde de 6 bilhões de almas. A consciência ecológica tem de se tornar tema recorrente dos sermões. As igrejas deveriam marchar pela preservação da vida animal e vegetal, e conseguir debater melhor sobre ecologia, vendo sua importância com a ecologia.

O abismo entre as nações ricas e pobres crescerá. A atual ordem econômica do mundo não contribui para o desenvolvimento dos países do terceiro e quarto mundo. Devido às relações comerciais protecionistas dos poderosos e à vantagem desproporcional que levam ao negociar tecnologia por produtos agrícolas, os bolsões de miséria da África, Ásia e América Latina não se acabarão. O resultado dessa macroinjustiça social produzirá levas migratórias com grande rejeição dos ricos que fecharão suas fronteiras aos menos favorecidos; recrudescerão os ódios raciais, proporcionando um clima perfeito para radicalismos religiosos e étnicos. Se as multinacionais financeiras, industriais e tecnológicas tivessem um pouco mais de alma, haveria um clima para propor perdão às dívidas externas dos países mais pobres, estancando a sangria desatada de dinheiro dos mais miseráveis para os grandes bancos – muitas, produzidas por regimes ditatoriais, como a brasileira.

As megalópoles continuarão crescendo sem conseguir dar qualidade de vida aos seus habitantes. O número de cidades com mais de um milhão de habitantes duplicará em poucos anos, gerando demandas altíssimas de água potável, energia elétrica, alimentos, esgoto e reciclagem de lixo. Para viver em centros tão grandes, as famílias se submeterão à baixa qualidade de vida, perigosa e impessoal. Aumentará o controle estatal sobre a vida das pessoas, com câmeras fiscalizando cada pequeno delito dos cidadãos e multando cada infração do trânsito. A vida urbana encarecerá como uma carga tributária pesadíssima.

Com todos os avanços tecnológicos como telefone celular, internet e aviões a jato, as pessoas continuarão sem tempo. As crescentes demandas por eficiência e a competitividade do mercado de trabalho exigirão longas horas de atividade profissional e acarretarão pouco tempo para o lazer e para aprofundar relacionamentos humanos. Os casamentos durarão menos, multiplicando os divórcios. Isso produzirá crianças menos equilibradas emocionalmente e menos dispostas a se abrir para o risco de amar. A pornografia seduzirá, pois as pessoas buscarão se satisfazer sexualmente sem precisar se expor ao próximo.

O mundo está muito doente e prestes a entrar em estado terminal. Nunca se precisou tanto da união de todos. Necessitamos nos despir de nossos orgulhos nacionalistas, nossos preconceitos ideológicos, nossos medos religiosos e trabalhar para entregar um mundo melhor à próxima geração. O novo ano está próximo e mais uma vez precisamos agir como astros e luzeiros no meio de uma geração perversa e corrompida.

(Ricardo Gondim)

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi, pensei que tivesse sumido, mas fiquei feliz ao descobrir que era eu que estava te procurando no endereço errado.
Li todos os textos da página e todos muito bons, principalmente os do Ricardo Gondim.
Só a aviso que o cafedostoievski.blogger não está mais sendo atualizado devido mudança que ocorreu no Blogger, e agora está disponível no endereço http://www.cafedostoievski.info.

Um abraço!
Dostoiévski

5:38 pm  

Post a Comment

<< Home