Beleza Americana - Parte III
Sujeito PÓS-MODERNO
O sujeito Pós-Moderno tem por característica a multifaceticidade. Suas ações são transformadas continuamente de acordo com as circunstâncias vividas.
Situações diferentes exigem para o seu jeito pós-moderno comportamentos diferentes. Ele é um sujeito completamente fragmentado, inconstante que desliza com destreza entre os centros. Sustentar essa multiplicidade de centros exige muito cinismo.
Suas atitudes são muitas vezes incoerentes e desprovidas de sentido. Ele atua como um camaleão podendo entrar em colapso a qualquer momento devido ao caos contemporâneo.
Personagem Escolhido
Rick é um sujeito claramente pós-moderno, ele enxerga a sociedade sem máscaras e devido a isso é considerado esquisito pelos outros.
Ele desliza para o centro de bom filho no carro com o pai, já na festa ele desliza por três centros diferentes: garçom, viciado e traficante, agindo no entanto com a maior naturalidade.
Ele filma as pessoas, sua lente é um mundo sem barreiras, enxergando a beleza sob todas as formas – um dos poucos pontos positivos no mundo atual.
Podemos então ver a beleza que existe acima do caos cotidiano, anestesiando o colapso dos dias.
2 Comments:
"inconstante que desliza com destreza entre os centros. Sustentar essa multiplicidade de centros exige muito cinismo."
Analises legais...
li todas as partes desta vossa analise do filme e gostei muito, está muito bem feita e pormenorizada . vi o filme há muito tempo, mas lembro-me k o adorei :P
de facto encontramos muitas pessoas parecidas com estas, especialmente as 2 primeiras... conheco umas quantas assim... por isso esta leitura se torna tão interessante, vale a pena, como o resto do blog!
Post a Comment
<< Home