Beleza Americana - Parte I
Sujeito ILUMINISTA
É um sujeito centrado, que possui um único e imutável centro. Todas as suas atitudes e escolhas giram em torno dessa consciência unificada. Seu centro seriam seus interesses e desejos pessoais, como se o mundo girasse em torno de seu próprio umbigo (um sujeito umbilical). Retratado na maioria das vezes através de atitudes individualistas.
Personagem Escolhido
Ao analisar o filme “Beleza Americana” podemos identificar que a personagem Carolyne é um sujeito iluminista em sua plenitude. Ela é a típica burguesa, este é seu centro e as suas atitudes giram em torno dele tentando o tempo todo projetar uma imagem de sucesso.
Embora ela tenha um psicológico abalado, um casamento frustrado, relações frágeis, constante insegurança e necessidade de afirmação (sim, somos boazinhas... muahaha), ela vive num mundo de aparências. Vista de fora Carolyne parece uma profissional de sucesso, bem sucedida, ponderada e feliz.
Nas festas ela sorri, ri com seus amigos, demonstra amor ao marido. Em casa, sua mesa de jantar metodicamente ornamentada sustenta seu mundo de aparências pois sua vida familiar é totalmente conturbada, embora haja comunicação, não existe o diálogo.
Mesmo Carolyne tendo um caso extraconjugal, não significa que ela tenha mudado seu centro, ele continua sendo o mesmo, a todo momento ela tenta se auto-afirmar projetando uma imagem de sucesso, pois o personagem com o qual ela se envolve é um homem bem-sucedido com uma carreira promissora.
Ela não mede esforços para sustentar esta imagem ideal, mesmo que o preço a ser pago seja caro. A todo momento ela representa inventa uma realidade imaginária.
Quando Lester deixa transparecer sua máscara (flagrante), Carolyne sente sua imagem ameaçada, se desequilibra emocionalmente e suas inseguranças aparecem fazendo com que ela pense em tomar uma atitude drástica.
O fato de ter sido descoberta, fez com que seu mundo fosse questionado, pois ela sempre precisou acreditar em suas mentiras para construir uma identidade.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home